quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Novas metodologias atreladas ao ensino de história: Escravismo Colonial nas obras do pintor Debret



A aula foi ministrada nas turmas dos segundos anos da Escola Estadual Effie Rolfs, sendo a proposta de intervenção denominada “Escravismo colonial nas obras do pintor Debret”, uma vez que o tema era interessante de ser trabalhado com os alunos por ser um material visual que os ajudaria a compreender melhor o conteúdo “Colonização Brasileira” trabalhado pela professora Maria Alice. Veja o plano de aula
Para a análise do papel dos negros no Brasil foram utilizadas as imagens do pintor Jean-Baptiste Debret pois, o visual se configura como chave importantíssima do entendimento da História. A utilização das obras de Debret se deve ao fato de o mesmo ter produzido na época em que viveu no Brasil várias obras referentes ao cotidiano da colônia, o que configurou-se mais tarde em uma obra memorável para a representação da sociedade brasileira.
A apresentação teve duração de duas aulas  e cada uma consistia na análise das imagens do pintor, relacionando cada elemento dentro de sua particularidade. Além de ser feita uma análise geral de cada obra, pois as obras devem ser entendidas no seu todo e não somente pelas suas particularidades.
Assim foram analisadas 4 imagens do livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, e em cada uma delas foram destacadas certas características do escravismo colonial, como forma de contextualizar os alunos da época de produção das imagens foi também apresentada  a biografia do autor.
Imagem 1:
 

(Debret, Jean B. “Le collier de fer”. Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome II.)
 Os castigos corporais e a inserção do escravo na vida social. Além dos elementos que compunham a imagem.
Imagem 2:

 

(Debret, Jean B. “Negresses Libres, Vivant de Leur Travail”. Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome II)
Os diferentes tipos de escravos, o comércio colonial, os elementos brasileiros representados na imagem e as diferenças da imagem 2 para a imagem 1.
Imagem 3:

 

(Debret, Jean B. “Um employé do gouvern! Saortant de chez lui avec as famille”. Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome II)
A sociedade patriarcal e a função de cada um dos elementos sociais representados na imagem como participante dessa sociedade.
Imagem 4:

 

(Debret, Jean B. “Negresses Marcuandes D’Angou”. Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome II)
E por fim, nessa ultima foram analisada as relações sociais entre os escravos e o que a partir dela podemos concluir, além da herança cultural negra na sociedade Brasileira.
Sempre destacando para os alunos que se tratava de um versão sobre a história brasileira, composta por um olhar estrangeiro. Que o autor era parte integrante do governo e para tanto estava á serviço do mesmo. E que embora Debret representasse nas suas obras a sociedade do século XIX e os elementos urbanos, as suas obras possuem muitas semelhança com a sociedade colonial retratada nas aulas de historia do período visto em sala.
De forma geral o objetivo de demonstrar através de um elemento visual a participação do negro na sociedade colonial foi atingido. Foi proposto que os alunos representassem por meio de desenhos, assim como Debret, a nossa realidade cotidiana. Podendo  utilizar de vários recursos e dos elementos da sociedade. A atividade também deveria conter uma legenda explicativa do que se tratava o desenho. Seguem abaixo duas atividades realizadas pelos alunos do segundo ano GC.

Desenho 1:

 

Aluna: Abigail Brandão- 2º GC
Legenda: “Formas do Brasil- Apesar de toda a sua grande riqueza natural e sua imensa diversidade cultural ainda persiste enraizada bem no meio da nossa sociedade uma forma imensa de desigualdade social onde poucos têm muito e muitos têm pouco.”
Desenho 2:

 

Aluno: Rodrigo Medeiros- 2º GC
Legenda: “ Quem dera se a necessidade fosse prioridade!”

Bibliografia:

AZEVEDO, Gislane Campos. Ouro na colônia portuguesa. In: AZEVEDO, Gislane Campos. História em Movimento: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010, p 208-220.
DEBRET, Jean B. Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome II. Paris: Firmin Didot Frères, Imprimeurs de L’Institut de France, p 110. disponível em: http://www.brasiliana.usp.br acessado em: 06/06/13.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003.
SCHIMIDT, Mário Furley. Século do ouro. In: SCHIMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica: ensino médio: volume único. São Paulo: Nova Geração, 2005, p 255-271

Bolsista: Roberta Avanci



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