A aula foi ministrada
nas turmas dos segundos anos da Escola Estadual Effie Rolfs, sendo a proposta
de intervenção denominada “Escravismo colonial nas obras do pintor
Debret”, uma vez que o tema era interessante de ser trabalhado com os alunos
por ser um material visual que os ajudaria a compreender melhor o conteúdo “Colonização
Brasileira” trabalhado pela professora Maria Alice. Veja o plano de aula
Para a análise do papel
dos negros no Brasil foram utilizadas as imagens do pintor Jean-Baptiste Debret
pois, o visual se configura como chave importantíssima do entendimento da
História. A utilização das obras de Debret se deve ao fato de o mesmo ter
produzido na época em que viveu no Brasil várias obras referentes ao cotidiano
da colônia, o que configurou-se mais tarde em uma obra memorável para a
representação da sociedade brasileira.
A apresentação teve duração de
duas aulas e cada uma consistia na
análise das imagens do pintor, relacionando cada elemento dentro de sua
particularidade. Além de ser feita uma análise geral de cada obra, pois as
obras devem ser entendidas no seu todo e não somente pelas suas
particularidades.
Assim foram analisadas 4
imagens
do livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, e em
cada uma delas foram destacadas certas características do escravismo colonial,
como forma de contextualizar os alunos da época de produção das imagens foi
também apresentada a biografia do autor.
Imagem
1:
(Debret, Jean B. “Le collier de fer”. Voyage
pittoresque et historique au Brésil.
Tome II.)
Os castigos corporais e a inserção do escravo
na vida social. Além dos elementos que compunham a imagem.
|
Imagem
2:
Imagem
3:
Imagem
4:
Sempre destacando para os
alunos que se tratava de um versão sobre a história brasileira, composta por um
olhar estrangeiro. Que o autor era parte integrante do governo e para tanto
estava á serviço do mesmo. E que embora Debret representasse nas suas obras a
sociedade do século XIX e os elementos urbanos, as suas obras possuem muitas
semelhança com a sociedade colonial retratada nas aulas de historia do período
visto em sala.
De forma geral o
objetivo de demonstrar através de um elemento visual a participação do negro na
sociedade colonial foi atingido. Foi proposto que os alunos representassem por
meio de desenhos, assim como Debret, a nossa realidade cotidiana. Podendo utilizar de vários recursos e dos elementos
da sociedade. A atividade também deveria conter uma legenda explicativa do que
se tratava o desenho. Seguem abaixo duas atividades realizadas pelos alunos do
segundo ano GC.
Desenho 1:
Desenho 2:
Bibliografia:
AZEVEDO,
Gislane Campos. Ouro na colônia portuguesa. In: AZEVEDO, Gislane Campos. História em Movimento: ensino médio.
São Paulo: Ática, 2010, p 208-220.
DEBRET,
Jean B. Voyage pittoresque et historique
au Brésil. Tome II. Paris: Firmin Didot Frères, Imprimeurs de L’Institut de
France, p 110. disponível em: http://www.brasiliana.usp.br acessado em:
06/06/13.
MATTOSO,
Kátia M. de Queirós. Ser escravo no
Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003.
SCHIMIDT, Mário
Furley. Século do ouro. In: SCHIMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica: ensino médio: volume único. São Paulo: Nova
Geração, 2005, p 255-271
Bolsista:
Roberta Avanci
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