quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Por que devemos aprender história?



A necessidade de realizar esta aula com os alunos do segundo ano GC da Escola Estadual Effie Rolfs, partiu de um questionário que apliquei no final do bimestre passado, onde ao indagar os alunos sobre o porquê de se estudar a História muitos não souberam expressar sua opinião ou deram pouca importância ao estudo da mesma, e também porque é recorrente que muito deles reclamem de estudar história. O objetivo da aula foi mostrar que a História tem muita importância, possui uma utilidade e está presente nos mais variados elementos de nossa vida. Veja o plano de aula
 Por meio da reportagem intitulada o  “Governo estadual altera currículo do ensino fundamental: Com nova diretriz, aulas de História, Geografia e Ciências foram retiradas dos três primeiros anos” Clique aqui, em que o debate se fundamenta entorno da retirada, como já mencionado pelo título da reportagem, da aulas de História do currículo do ensino fundamental. Com ela busquei discutir com os alunos uma ideia de como funcionaria o modelo de ensino proposto e como seria sem a história no currículo escolar dos mesmos. A reportagem gerou polêmica e uma discussão prazerosa.
O debate também foi permeado por um vídeo Clique aqui confeccionado por alunos, assim trouxe o discurso para próximo deles. Dessa forma, por meio de suas falas fui demostrando como aprender história é prazeroso e possuí uma finalidade para além do currículo escolar, e juntamente com algumas indagações, tais como: o que é história? O ensino de História é importante? Busquei desconstruir certas ideias que os alunos possuem ao lidar com a disciplina.
 No final da aula, como atividade solicitei que os alunos desenvolvessem um texto, analisando na concepção de cada um, a importância da disciplina na sua vida pessoal e escolar. Segue abaixo a redação desenvolvida sobre a importância da História.

 Texto desenvolvido por estudante:


A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres, por governantes e governados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente por pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
O estudo da história é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas da sociedade que vivemos.
A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizada pelo acúmulo de conhecimento feito pelos homens, e que possibilita mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e do próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.
(Alexandre Teixeira Valente, 2º Ano GC)



Bibliografia:
PINSKY, Jaime & Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e consequente .In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: Conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2000, p.17-36.
PINSKY, Jaime (org.). Ensino de História e criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

Bolsista: Roberta Avanci

Nenhum comentário:

Postar um comentário