A necessidade de
realizar esta aula com os alunos do segundo ano GC da Escola Estadual Effie
Rolfs, partiu de um questionário que apliquei no final do bimestre passado,
onde ao indagar os alunos sobre o porquê de se estudar a História muitos não
souberam expressar sua opinião ou deram pouca importância ao estudo da mesma, e
também porque é recorrente que muito deles reclamem de estudar história. O objetivo
da aula foi mostrar que a História tem muita importância, possui uma utilidade
e está presente nos mais variados elementos de nossa vida. Veja o plano de aula
Por meio da reportagem intitulada o “Governo estadual altera currículo do ensino
fundamental: Com nova diretriz, aulas de História, Geografia e Ciências foram
retiradas dos três primeiros anos” Clique aqui, em que o debate se fundamenta entorno da retirada,
como já mencionado pelo título da reportagem, da aulas de História do currículo
do ensino fundamental. Com ela busquei discutir com os alunos uma ideia de como
funcionaria o modelo de ensino proposto e como seria sem a história no currículo
escolar dos mesmos. A
reportagem gerou polêmica e uma discussão
prazerosa.
O
debate também foi permeado por um vídeo Clique aqui confeccionado por
alunos, assim trouxe o discurso para próximo deles. Dessa forma, por meio de
suas falas fui demostrando como aprender história é prazeroso e possuí uma
finalidade para além do currículo escolar, e juntamente com algumas indagações,
tais como: o que é história? O ensino de História é importante? Busquei desconstruir
certas ideias que os alunos possuem ao lidar com a disciplina.
No final da aula, como atividade solicitei que
os alunos desenvolvessem um texto, analisando na concepção de cada um, a
importância da disciplina na sua vida pessoal e escolar. Segue abaixo a redação
desenvolvida sobre a importância da História.
Texto desenvolvido por estudante:
A
história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. A história
é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres, por governantes e
governados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente por
pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no
cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
O
estudo da história é importante porque nos dá condições de entender as
estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas da sociedade
que vivemos.
A
partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da
natureza, realizada pelo acúmulo de conhecimento feito pelos homens, e que
possibilita mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e do próprio
homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.
(Alexandre
Teixeira Valente, 2º Ano GC)
Bibliografia:
PINSKY,
Jaime & Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e consequente .In:
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: Conceitos, práticas e
propostas. São Paulo: Contexto, 2000, p.17-36.
PINSKY,
Jaime (org.). Ensino de História e criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
Bolsista:
Roberta Avanci
Nenhum comentário:
Postar um comentário