Como modo de divulgar os trabalhos
realizados nas escolas pelo PIBID de História, durante o mês de Outubro,
aproveitando o evento realizado pela própria Universidade Federal de Viçosa
(UFV) o SIA (Simpósio de Integração Acadêmica), alguns bolsistas apresentaram trabalhos
sobre as suas atividades. Os bolsistas Walter Neto, Gabriel Rodrigues, Wadson
Ribas de Almeida, Monalisa Carmo e Aline Campos apresentaram um trabalho sobre o
uso de filmes em sala de aula.
A atividade escolhida para o trabalho
foi realizada na Escola Estadual Effie Rolfs, para alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental. Na atividade foi passado aos alunos o filme “A Onda”, de 1981,
posteriormente ao estudo sobre a Ascensão do Fascismo e do Nazismo na Europa
após o fim da 1ª Guerra e a Crise de 1929, após o fim da exibição do filme, foi
proposto aos alunos um roteiro para uma análise crítica do filme. ().
A
apresentação foi muito satisfatória, avaliada por um professor do Departamento
de Educação da UFV, a única ressalva foi a ausência do segundo avaliador. Foi
possível passar todas as informações necessárias durante a apresentação para o
primeiro avaliador, mesmo sem saber a nota alcançada, foi perceptível o
interesse e a importância dada por este ao nosso trabalho, salientando o uso
desta metodologia em sala de aula, principalmente nas aulas de História.
Bolsistas:
Walter Neto, Gabriel Rodrigues, Wadson Ribas de Almeida, Monalisa Carmo e Aline
Campos.
Escola: E. E. Effie Rolfs
Escola: E. E. Effie Rolfs
Bibliografia:
AZEVEDO, Gislane;
SERIACOPI, Reinaldo. A ascensão do Totalitarismo In:História
– Volume Único. Ática: São Paulo, 2005, p. 416-422.
FONSECA, Selva
Guimarães. A incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino
de História. In: Didática e prática de ensino de história:
Experiências, reflexões e aprendizados. Papirus: Campinas, SP, 2003, p
180-186.
VICENTINO, Cláudio. Crises e totalitarismo. In: Projeto
Radix: história, 9º ano. Scipione: São Paulo, 2009, p. 99-102.
Nenhum comentário:
Postar um comentário