quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O CINEMA E O ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO FILME CHICO REI COMO RECURSO DIDÁTICO



A utilização de filmes no processo de ensino e de aprendizagem de história tem sido comum. Autores conhecidos na área têm trabalhado com esse aspecto, ou mencionado em seus livros, teses e artigos, a exemplo Bittencourt (2004), ABUD (2003), ABREU (2003), KARNAL (2005), dentre outros.
Segundo ABUD (2003), o uso do filme na sala de aula, requer uma mediação do professor na qual o mesmo se atém a uma série de cuidados técnicos: adequação a faixa etária, planejamento anterior, adequação ao conteúdo trabalhado naquele período e assim por diante. Não se trata de exibir um filme e perguntar o que os alunos acham do mesmo. Neste sentido, é fundamental ao professor que o trabalho não esteja circunscrito a uma aula, mas a um processo de trabalho docente que começa com a investigação do conteúdo do filme, passando pela aula em si, e continua com outros projetos e filmes a serem trabalhados posteriormente.
Dessa forma, busquei trabalhar o filme Chico Rei como uma nova possibilidade de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano GA da Escola Estadual Effie Rolfs, que buscam uma nova forma de aprendizado diferente do ensino tradicional que os acompanham por suas vivencias escolares. (Veja aqui o Plano de Aula)
Assim, por meio da exibição do recorte do filme, pude mostrar os elementos que caracterizavam a sociedade do açúcar e estabelecer um vínculo entre o conteúdo trabalhado em sala pela professora Maria Alice o qual tratava-se da sociedade do ouro, e os componentes explorados pelo filme. Tais como: a relação escravidão e Igreja, o comércio de escravos, possibilidade de mobilidade social, condições de trabalho nas minas e a cobrança de ouro pela Coroa. Forma mais didática de entender certas particularidades que poderiam passar despercebidas durante a explicação do conteúdo.
O objetivo da aula foi trabalhar de forma diferente as características marcantes da importante economia açucareira e também frisar as partes em que eles precisam saber sobre a mesma. Além de ter sido utilizado para fechar o conteúdo da unidade e perceber o que os alunos estavam entendendo sobre o assunto.
A Atividade contou com a exibição de um recorte (37 minutos) do filme Chico Rei de Walter Lima Jr, produzido em 1985, o qual retrata a vinda, em meados do século XVIII,  de Galanga, rei do Congo, que aprisionado e vendido como escravo no Brasil foi trazido num navio negreiro, recebe o nome de Chico Rei e passa a trabalhar nas minas de ouro em Vila Rica. Escondendo pepitas no corpo e nos cabelos, Galanga habilita-se a comprar sua alforria e, após a desgraça do seu ex-senhor, que cai em dívidas com a coroa, adquire a mina Encardideira, tornando-se o primeiro negro proprietário, passando a ajudar outros negros a comprarem a liberdade. A exibição do filme foi permeada por um roteiro de análise contendo os elementos que eu pretendia que eles se atentassem no filme.(Veja o roteiro apresentado aos estudantes)
Em suma, a aula foi muito proveitosa e contou com a colaboração dos alunos, que interessados prestavam atenção e faziam perguntas relacionadas com as cenas. As respostas obtidas nos relatórios também foram bastante proveitosas o que reforça o bom aproveitamento do filme. E, por fim, o filme é composto de outras características que devem ser exploradas, interna e externamente ao seu conteúdo, que pelo tempo das aulas não foi possível de ser analisado com mais afinco. Levando em consideração e sempre frisando que o mesmo se trata de uma indústria de consumo e produção e que para tal possui uma intencionalidade ao ser feito, podendo ou não ser fiel ao período histórico analisado. Mas mesmo assim pode ser um grande aliado nas aulas de ensino de história se for bem utilizado, sendo uma ferramenta de apoio e não um substituto do professor.
Referências:
Filme: CHICO REI. Direção: Walter Lima Jr. Brasil: Embrafilmes, 2007, 1h e 55min, son, color, DVD.
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). O ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2003.
ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da História: Algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino de História. São Paulo, vol. 22, n. 1, 2003.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O ensino de História: Fundamentos e métodos, 2004, p. 351-401.
CANO, Marcio Rogério de Oliveira (orgs.). História e Cinema. In: Reflexão e a pratica no ensino de História. Vol.06. São Paulo: Blucher, 2012.
KARNAL, Leandro (orgs.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo; Contexto, 2005.
PINSKY, Jaime. Escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000. p.56-78.
SHIMIDT, Mario Furley. Capítulo 12 A América Encontra a Europa. Nova História Crítica: ensino médio: volume único. 1ª edição. São Paulo: Nova geração, 2005.
SCHWARTZ, Stuart B.  Segredos internos: Engenhos e escravos na sociedade colonial, 1550-1835. Companhia das Letras, 1995.  

Bolsista: Roberta Avanci

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