A utilização de filmes
no processo de ensino e de aprendizagem de história tem sido comum. Autores
conhecidos na área têm trabalhado com esse aspecto, ou mencionado em seus livros,
teses e artigos, a exemplo Bittencourt (2004), ABUD (2003), ABREU (2003),
KARNAL (2005), dentre outros.
Segundo ABUD (2003), o
uso do filme na sala de aula, requer uma mediação do professor na qual o mesmo
se atém a uma série de cuidados técnicos: adequação a faixa etária,
planejamento anterior, adequação ao conteúdo trabalhado naquele período e assim
por diante. Não se trata de exibir um filme e perguntar o que os alunos acham
do mesmo. Neste sentido, é fundamental ao professor que o trabalho não esteja
circunscrito a uma aula, mas a um processo de trabalho docente que começa com a
investigação do conteúdo do filme, passando pela aula em si, e continua com
outros projetos e filmes a serem trabalhados posteriormente.
Dessa forma, busquei
trabalhar o filme Chico Rei como uma
nova possibilidade de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano GA
da Escola Estadual Effie Rolfs, que buscam uma nova forma de aprendizado
diferente do ensino tradicional que os acompanham por suas vivencias escolares. (Veja aqui o Plano de Aula)
Assim, por meio da
exibição do recorte do filme, pude mostrar os elementos que caracterizavam a
sociedade do açúcar e estabelecer um vínculo entre o conteúdo trabalhado em sala
pela professora Maria Alice o qual tratava-se da sociedade do ouro, e os componentes
explorados pelo filme. Tais como: a relação escravidão e Igreja, o comércio de
escravos, possibilidade de mobilidade social, condições de trabalho nas minas e
a cobrança de ouro pela Coroa. Forma mais didática de entender certas
particularidades que poderiam passar despercebidas durante a explicação do
conteúdo.
O objetivo da aula foi
trabalhar de forma diferente as características marcantes da importante
economia açucareira e também frisar as partes em que eles precisam saber sobre
a mesma. Além de ter sido utilizado para fechar o conteúdo da unidade e
perceber o que os alunos estavam entendendo sobre o assunto.
A Atividade contou com
a exibição de um recorte (37 minutos) do filme Chico Rei de Walter Lima Jr, produzido em 1985, o qual retrata a
vinda, em meados do século XVIII, de
Galanga, rei do Congo, que aprisionado e vendido como escravo no Brasil foi trazido
num navio negreiro, recebe o nome de Chico Rei e passa a trabalhar nas minas de
ouro em Vila Rica. Escondendo pepitas no corpo e nos cabelos, Galanga
habilita-se a comprar sua alforria e, após a desgraça do seu ex-senhor, que cai
em dívidas com a coroa, adquire a mina Encardideira, tornando-se o primeiro
negro proprietário, passando a ajudar outros negros a comprarem a liberdade. A
exibição do filme foi permeada por um roteiro de análise contendo os elementos
que eu pretendia que eles se atentassem no filme.(Veja o roteiro apresentado aos estudantes)
Em
suma, a aula foi muito proveitosa e contou com a colaboração dos alunos, que
interessados prestavam atenção e faziam perguntas relacionadas com as cenas. As
respostas obtidas nos relatórios também foram bastante proveitosas o que
reforça o bom aproveitamento do filme. E, por fim, o filme é composto de outras
características que devem ser exploradas, interna e externamente ao seu
conteúdo, que pelo tempo das aulas não foi possível de ser analisado com mais
afinco. Levando em consideração e sempre frisando que o mesmo se trata de uma
indústria de consumo e produção e que para tal possui uma intencionalidade ao
ser feito, podendo ou não ser fiel ao período histórico analisado. Mas mesmo
assim pode ser um grande aliado nas aulas de ensino de história se for bem
utilizado, sendo uma ferramenta de apoio e não um substituto do professor.
Referências:
Filme:
CHICO
REI. Direção: Walter Lima Jr. Brasil: Embrafilmes, 2007, 1h e 55min, son,
color, DVD.
ABREU, Martha e
SOIHET, Rachel (orgs.). O ensino de História: conceitos, temáticas e
metodologias. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2003.
ABUD, Kátia
Maria. A construção de uma didática da História: Algumas ideias sobre a
utilização de filmes no ensino de História. São Paulo, vol. 22, n. 1, 2003.
BITTENCOURT,
Circe Maria Fernandes. O ensino de História: Fundamentos e métodos, 2004, p.
351-401.
CANO, Marcio
Rogério de Oliveira (orgs.). História e Cinema. In: Reflexão e a pratica no
ensino de História. Vol.06. São Paulo: Blucher, 2012.
KARNAL, Leandro
(orgs.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo;
Contexto, 2005.
PINSKY, Jaime.
Escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000. p.56-78.
SHIMIDT, Mario
Furley. Capítulo 12 A América Encontra a Europa. Nova História Crítica: ensino
médio: volume único. 1ª edição. São Paulo: Nova geração, 2005.
SCHWARTZ, Stuart
B. Segredos internos: Engenhos e
escravos na sociedade colonial, 1550-1835. Companhia das Letras, 1995.
Bolsista: Roberta Avanci
Bolsista: Roberta Avanci
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