No mês de outubro, o
professor Mauro Rene Salgado da Escola Ministro Edmundo Lins, apresentou aos
alunos da turma 603 o capítulo referente às civilizações asiáticas: Índia,
Japão e China. Diante da exposição sobre a China, foi elaborada uma atividade
com objetivo de discutir sobre a preservação da Muralha da China ou a Grande
Muralha da China, um monumento classificado como Patrimônio Mundial, apresentando
aos alunos uma reportagem intitulada Muralha
da China corre o risco de desaparecer, publicada na página da revista História Viva no site da UOL, que aborda como
o turismo e o comércio estão ameaçando o monumento que representa a
grandiosidade da cultura chinesa.
A
Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C., tendo sua conclusão
somente no século XVI na dinastia Ming. A sua constituição foi realizada ao
longo dos anos abrangendo diversas dinastias, sendo assim, não foi adotado um
modelo arquitetônico único e os materiais se diferenciam de uma região para
outra. O principal motivo de sua construção era militar, com intuito de
defender o norte do país da entrada de povos nômades, tribos oriundas da Mongólia
e da Manchúria, mesmo assim ao longo do tempo esses grupos nômades foram
incorporados à civilização chinesa interferindo no modo que as pessoas
concebiam a muralha.
No século XX, a Muralha da China passou a ser
considerada símbolo da cultura chinesa, sendo que em 1987 a Organização das Nações
Unidas (ONU) a classificou como Patrimônio Histórico Mundial. Em 2007, foi
considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, o que confirma o seu valor
histórico e cultural para humanidade. Hoje, a Muralha da China tem um valor
simbólico para o país sendo um dos pontos turísticos mais visitados na Ásia
Oriental, contudo, esse monumento histórico esta sendo ameaçado pelo turismo
desenfreado, pelas construções próximas e pela erosão. Ou seja, apesar de ser
intitulado um patrimônio histórico mundial os pressupostos de preservação não estão
sendo respeitados. Seguem abaixo, algumas das imagens referentes à muralha
apresentadas a turma:
A proposta de trabalho consistiu em apresentação
das características da Muralha da China e os principais motivos de sua
construção, destacando o seu valor simbólico na atualidade, posteriormente realizou-se
a leitura da reportagem Muralha da China
corre o risco de desaparecer. A exposição da reportagem teve como
finalidade discutir sobre a importância do patrimônio para humanidade e quais
os motivos de sua destruição. Abaixo trechos da notícia:
A Grande
Muralha da China está desaparecendo em decorrência dos projetos de construção
realizados em sua proximidade, do turismo e da erosão. A informação foi
divulgada na semana passada pelas autoridades chinesas. Segundo os dados
oficiais, dos cerca de 7 mil quilômetros originais, pouco mais de um terço
permanece intacto.
[...] De acordo com agência de notícias
Xinhua, agricultores continuam a roubar tijolos do muro para cercar jardins e
construir chiqueiros. Além disso, os cerca de dez milhões de turistas visitam o
monumento anualmente colaboram para a sua destruição, ao levar pedaços do muro
como "lembrança" para casa.
No ano
passado, o monumento foi incluído como um dos 100 monumentos ameaçados de
destruição na lista da organização não-governamental World Monuments Funds.[...]
(História Viva,2013)
A
reportagem se configurou como um suporte a discussão, o que permitiu o desenvolvimento
da análise crítica por parte dos alunos em relação aos patrimônios históricos e
os pressupostos de preservação, sendo enfatizada a falta de conscientização da
população chinesa e dos visitantes em face da proteção da Muralha da China.
Toda a discussão referente aos patrimônios históricos tendo como exemplo o tema
apresentado possibilita a reflexão dos alunos sobre o papel da sociedade na preservação
dos bens materiais, imateriais e naturais que tem significado histórico e
cultural como também a necessidade de fomentar e conscientizar as pessoas de
sua importância cultural.
Diante
dessa apresentação, foram realizadas perguntas de forma aleatória em relação à
Muralha da China, sendo enfatizados os princípios que norteiam o significado de
um patrimônio mundial tendo em vista a necessidade de sua preservação, as
respostas foram avaliadas de forma oral possibilitando maior interação entre os
alunos e a bolsista. A partir de tal exercício possibilitou-se a maior compreensão
sobre os pressupostos em relação a um patrimônio mundial, já que permitia as
considerações da bolsista e dos estudantes após cada resposta.
Estas foram algumas das
perguntas realizadas:
- Qual foi o motivo inicial para construção da Muralha da China?
- Hoje, o que a muralha representa para sociedade chinesa?
- Na década de 1980 a Muralha da China foi classificada como patrimônio histórico Mundial e em 2007, considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. O que significa um patrimônio histórico mundial? E quais são os princípios para sua preservação?
- Diante do apresentado na reportagem e discutido em sala de aula, quais os problemas encontrados em face da preservação da Muralha da China.
- Apresente sua opinião sobre a importância de um patrimônio histórico e a necessidade de conscientizar a população de sua preservação.
A
atividade foi concluída de forma satisfatória, pois os alunos compreenderam a
dimensão do valor simbólico de um patrimônio histórico para a sociedade, tendo
como exemplo a Muralha da China, também perceberam como os princípios de
preservação são muitas vezes desrespeitados devido à falta de conscientização
das pessoas.
Enfim, a atividade
possibilitou que os alunos percebessem os significados que envolvem os
monumentos históricos que devido a falta de conhecimento da maioria das pessoas
estão em processo de deterioração. Assim, se faz necessário a discussão
constante sobre o valor dos patrimônios históricos para uma comunidade, tendo
em vista, o espaço escolar como ótimo local de ampliar essa conscientização, no
caso da turma trabalhada isso tem grande importância visto que há necessidade
de conscientização a cerca dos princípios de preservação da própria escola que
é classificada como patrimônio histórico municipal.
Referências
bibliográficas
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam
Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.
São Paulo: Cortez, 2004.
FREITAS, Eduardo de. Muralha da China. Disponível em: http://www.brasilescola.com/china/muralha-china.htm.
Acesso em 25 de outubro de 2013.
Muralha
da China corre o risco de desaparecer. História Viva. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/muralha_da_china_corre_o_risco_de_desaparecer.html.
Acesso em 25 de outubro de 2013.
Bolsista: Aline Campos
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