terça-feira, 12 de novembro de 2013

Muralha da China: Patrimônio histórico Mundial sob ameaça do turismo descontrolado



No mês de outubro, o professor Mauro Rene Salgado da Escola Ministro Edmundo Lins, apresentou aos alunos da turma 603 o capítulo referente às civilizações asiáticas: Índia, Japão e China. Diante da exposição sobre a China, foi elaborada uma atividade com objetivo de discutir sobre a preservação da Muralha da China ou a Grande Muralha da China, um monumento classificado como Patrimônio Mundial, apresentando aos alunos uma reportagem intitulada Muralha da China corre o risco de desaparecer, publicada na página da revista História Viva no site da UOL, que aborda como o turismo e o comércio estão ameaçando o monumento que representa a grandiosidade da cultura chinesa.
           A Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C., tendo sua conclusão somente no século XVI na dinastia Ming. A sua constituição foi realizada ao longo dos anos abrangendo diversas dinastias, sendo assim, não foi adotado um modelo arquitetônico único e os materiais se diferenciam de uma região para outra. O principal motivo de sua construção era militar, com intuito de defender o norte do país da entrada de povos nômades, tribos oriundas da Mongólia e da Manchúria, mesmo assim ao longo do tempo esses grupos nômades foram incorporados à civilização chinesa interferindo no modo que as pessoas concebiam a muralha.
           No século XX, a Muralha da China passou a ser considerada símbolo da cultura chinesa, sendo que em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) a classificou como Patrimônio Histórico Mundial. Em 2007, foi considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, o que confirma o seu valor histórico e cultural para humanidade. Hoje, a Muralha da China tem um valor simbólico para o país sendo um dos pontos turísticos mais visitados na Ásia Oriental, contudo, esse monumento histórico esta sendo ameaçado pelo turismo desenfreado, pelas construções próximas e pela erosão. Ou seja, apesar de ser intitulado um patrimônio histórico mundial os pressupostos de preservação não estão sendo respeitados. Seguem abaixo, algumas das imagens referentes à muralha apresentadas a turma:



        A proposta de trabalho consistiu em apresentação das características da Muralha da China e os principais motivos de sua construção, destacando o seu valor simbólico na atualidade, posteriormente realizou-se a leitura da reportagem Muralha da China corre o risco de desaparecer. A exposição da reportagem teve como finalidade discutir sobre a importância do patrimônio para humanidade e quais os motivos de sua destruição. Abaixo trechos da notícia:
A Grande Muralha da China está desaparecendo em decorrência dos projetos de construção realizados em sua proximidade, do turismo e da erosão. A informação foi divulgada na semana passada pelas autoridades chinesas. Segundo os dados oficiais, dos cerca de 7 mil quilômetros originais, pouco mais de um terço permanece intacto.
 [...] De acordo com agência de notícias Xinhua, agricultores continuam a roubar tijolos do muro para cercar jardins e construir chiqueiros. Além disso, os cerca de dez milhões de turistas visitam o monumento anualmente colaboram para a sua destruição, ao levar pedaços do muro como "lembrança" para casa.
No ano passado, o monumento foi incluído como um dos 100 monumentos ameaçados de destruição na lista da organização não-governamental World Monuments Funds.[...] (História Viva,2013)
 
            A reportagem se configurou como um suporte a discussão, o que permitiu o desenvolvimento da análise crítica por parte dos alunos em relação aos patrimônios históricos e os pressupostos de preservação, sendo enfatizada a falta de conscientização da população chinesa e dos visitantes em face da proteção da Muralha da China. Toda a discussão referente aos patrimônios históricos tendo como exemplo o tema apresentado possibilita a reflexão dos alunos sobre o papel da sociedade na preservação dos bens materiais, imateriais e naturais que tem significado histórico e cultural como também a necessidade de fomentar e conscientizar as pessoas de sua importância cultural.
            Diante dessa apresentação, foram realizadas perguntas de forma aleatória em relação à Muralha da China, sendo enfatizados os princípios que norteiam o significado de um patrimônio mundial tendo em vista a necessidade de sua preservação, as respostas foram avaliadas de forma oral possibilitando maior interação entre os alunos e a bolsista. A partir de tal exercício possibilitou-se a maior compreensão sobre os pressupostos em relação a um patrimônio mundial, já que permitia as considerações da bolsista e dos estudantes após cada resposta.
      Estas foram algumas das perguntas realizadas:

  • Qual foi o motivo inicial para construção da Muralha da China?
  • Hoje, o que a muralha representa para sociedade chinesa?
  • Na década de 1980 a Muralha da China foi classificada como patrimônio histórico Mundial e em 2007, considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. O que significa um patrimônio histórico mundial? E quais são os princípios para sua preservação?
  • Diante do apresentado na reportagem e discutido em sala de aula, quais os problemas encontrados em face da preservação da Muralha da China.
  • Apresente sua opinião sobre a importância de um patrimônio histórico e a necessidade de conscientizar a população de sua preservação.

            A atividade foi concluída de forma satisfatória, pois os alunos compreenderam a dimensão do valor simbólico de um patrimônio histórico para a sociedade, tendo como exemplo a Muralha da China, também perceberam como os princípios de preservação são muitas vezes desrespeitados devido à falta de conscientização das pessoas.
Enfim, a atividade possibilitou que os alunos percebessem os significados que envolvem os monumentos históricos que devido a falta de conhecimento da maioria das pessoas estão em processo de deterioração. Assim, se faz necessário a discussão constante sobre o valor dos patrimônios históricos para uma comunidade, tendo em vista, o espaço escolar como ótimo local de ampliar essa conscientização, no caso da turma trabalhada isso tem grande importância visto que há necessidade de conscientização a cerca dos princípios de preservação da própria escola que é classificada como patrimônio histórico municipal.


Referências bibliográficas
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
FREITAS, Eduardo de. Muralha da China. Disponível em: http://www.brasilescola.com/china/muralha-china.htm. Acesso em 25 de outubro de 2013.
Muralha da China corre o risco de desaparecer. História Viva. Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/muralha_da_china_corre_o_risco_de_desaparecer.html. Acesso em 25 de outubro de 2013.



Bolsista: Aline Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário