quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Apresentação no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA): “Patrimônio Material e Imaterial em sala de aula: construindo relações com a cidade de Viçosa-MG”



            No mês de outubro aconteceu na Universidade Federal de Viçosa o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) no qual apresentamos trabalhos realizados na Escola Estadual Raul de Leoni como bolsistas do PIBID.  O trabalho intitulado “Patrimônio Imaterial em sala de aula: construindo relações com a cidade de Viçosa-MG” foi apresentado na forma oral durante 15 (quinze) minutos em que destacamos principalmente a importância da contextualização entre os conteúdos de História e a realidade de cada aluno.
             Ao falar de Patrimônio Cultural remetemos nosso pensamento a objetos históricos, como construções antigas vinculadas a algum acontecimento e de valor singular, o que de fato não é uma ideia errônea, embora “incompleta” já que desde 1997 a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) considera também a existência de Patrimônio Imaterial. Pautando-nos nessa incompletude propomos uma reflexão aos alunos da Escola Estadual Raul de Leoni acerca de tudo àquilo que revela aspectos múltiplos da cultura de uma comunidade tais como: as maneiras de fazer, os saberes, as celebrações e os lugares, ou seja, os componentes do Patrimônio Imaterial, paralelamente a uma reflexão sobre os Patrimônios Materiais tendo como foco a cidade de Viçosa, tal recorte se deve ao fato do público alvo estar inserido em tal município.
A metodologia apresentada consistiu em um debate proposto em sala de aula a respeito de como entendemos o patrimônio na cidade e como as relações entre passado e presente foram alterados conforme os valores da sociedade. A partir disso, foram elaborados cartazes confeccionados pelos alunos sobre o que puderam inferir sobre a questão do patrimônio na cidade de Viçosa. 
Ao desenvolver tal projeto na escola, foi objetivo tornar perceptível aos alunos a importância do Patrimônio Imaterial e Material para a construção de uma identidade para a comunidade viçosense em especifico, estando presente em situações do cotidiano, de modo que os mesmos se vejam como Agentes Históricos Participativos e a partir desta valorização do patrimônio  conscientizá-los da necessidade de preservação dos mesmos.
Após a apresentação do trabalho a banca julgadora achou válida essa proposta de trazer a História Local para além do livro didático e reafirmaram a importância do professor conseguir inserir em sua prática a realidade dos alunos de forma com que esta faça sentido e assim, fazer com que estes alunos se sintam responsáveis pelo saber histórico. 
 
Marcha Nicolopes
 
Casa Arthur Bernardes



Bolsistas: Airysmara Lopes, Ariella Moreira, Bruna Barbosa, Laís Maia, Thiago Viana.

Referências Bibliográficas:
LE GOFF, Jacques. "A Nova História". In: LE GOFF, Jacques. A Nova História. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIMA, Idelsuite de Souza. Abordagem Do Ensino Da História Local Nos Livros Didáticos Séries Iniciais. Acesso em: 20/03/2012. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0801.htm. Acessado em: 3/06/2013.
HOBSBAWM, Eric. “Introdução” In: HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
Imagens disponíveis em:  http://www.overmundo.com.br/overblog/congado-na-microrregiao-de-vicosa e http://www.asminasgerais.com.br/Zona%20da%20Mata/TeCer/Educa%C3%A7%C3%A3o/Ufv/ufv0002.html. acesso em: 01/08/2013.








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