No mês de outubro aconteceu na Universidade Federal de
Viçosa o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) no qual apresentamos trabalhos
realizados na Escola Estadual Raul de Leoni como bolsistas do PIBID. O trabalho intitulado “Patrimônio Imaterial
em sala de aula: construindo relações com a cidade de Viçosa-MG” foi
apresentado na forma oral durante 15 (quinze) minutos em que destacamos
principalmente a importância da contextualização entre os conteúdos de História
e a realidade de cada aluno.
Ao falar
de Patrimônio Cultural remetemos nosso pensamento a objetos históricos, como
construções antigas vinculadas a algum acontecimento e de valor singular, o que
de fato não é uma ideia errônea, embora “incompleta” já que desde 1997 a UNESCO
(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) considera
também a existência de Patrimônio Imaterial. Pautando-nos nessa incompletude
propomos uma reflexão aos alunos da Escola Estadual Raul de Leoni acerca de
tudo àquilo que revela aspectos múltiplos da cultura de uma comunidade tais
como: as maneiras de fazer, os saberes, as celebrações e os lugares, ou seja,
os componentes do Patrimônio Imaterial, paralelamente a uma reflexão sobre os
Patrimônios Materiais tendo como foco a cidade de Viçosa, tal recorte se deve
ao fato do público alvo estar inserido em tal município.
A metodologia apresentada consistiu em um
debate proposto em sala de aula a respeito de como entendemos o patrimônio na
cidade e como as relações entre passado e presente foram alterados conforme os valores
da sociedade. A partir disso, foram elaborados cartazes confeccionados pelos
alunos sobre o que puderam inferir sobre a questão do patrimônio na cidade de
Viçosa.
Ao desenvolver tal projeto na escola, foi objetivo tornar perceptível aos
alunos a importância do Patrimônio Imaterial e Material para a construção de
uma identidade para a comunidade viçosense em especifico, estando presente em
situações do cotidiano, de modo que os mesmos se vejam como Agentes Históricos
Participativos e a partir desta valorização do patrimônio conscientizá-los da necessidade de
preservação dos mesmos.
Após a apresentação do trabalho a banca julgadora achou válida essa
proposta de trazer a História Local para além do livro didático e reafirmaram a
importância do professor conseguir inserir em sua prática a realidade dos
alunos de forma com que esta faça sentido e assim, fazer com que estes alunos
se sintam responsáveis pelo saber histórico.
Bolsistas:
Airysmara Lopes, Ariella Moreira, Bruna Barbosa, Laís Maia, Thiago Viana.
Referências Bibliográficas:
LE GOFF, Jacques.
"A Nova História". In: LE GOFF, Jacques. A Nova História. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIMA, Idelsuite de
Souza. Abordagem Do Ensino Da História
Local Nos Livros Didáticos Séries Iniciais. Acesso em: 20/03/2012.
Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0801.htm. Acessado
em: 3/06/2013.
HOBSBAWM, Eric. “Introdução” In: HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
Imagens disponíveis
em: http://www.overmundo.com.br/overblog/congado-na-microrregiao-de-vicosa e http://www.asminasgerais.com.br/Zona%20da%20Mata/TeCer/Educa%C3%A7%C3%A3o/Ufv/ufv0002.html.
acesso em: 01/08/2013.
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