sábado, 23 de novembro de 2013

Apresentação, discussão e aplicação de atividades, das questões do Enem e prova do Coluni, retratando o assunto trabalhado em sala de aula



Às vésperas do ENEM surgiram algumas dúvidas por parte dos alunos do 9º ano da Escola Raul de Leoni em saber como funcionava a prova, como eles faziam para ingressar na universidade e qual profissão seguir, pois muitos não sabiam de fato como funcionava o exame, além dessas especulações houveram também considerações  quanto a prova do COLUNI, já que alguns alunos fariam essa prova. A partir desses questionamentos a professora e supervisora do PIBID Fátima Freitas e eu resolvemos explicar como funcionava cada uma delas, para que assim eles pudessem se preparar melhor para fazê-las. Tal proposta de trabalho foi realizada em uma aula para a retirada de dúvidas, apresentação de explicações e realização de uma pequena atividade que tinha como base o conteúdo relacionado com a Crise de 29 em questões presentes nessas provas.
Começamos a aula explicando como funcionava exatamente a prova do Enem. Como é dividida pelas áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias, que aborda assuntos como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte, além também de Ciências da Natureza e suas tecnologias, que trata disciplinas como, química, física e biologia, há também Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, que trata de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais. Explicamos que no primeiro dia é realizada a prova das áreas de Ciências da natureza e Ciências humanas com o prazo máximo de 4:30 horas para a entrega  e no segundo dia as áreas de Matemática e suas Tecnologias  e linguagens, códigos e suas tecnologias, que teria prazo máximo de 5:30 horas, pois nesse dia também há uma redação.
Depois falamos dos métodos de ingresso para as Universidades, apresentando as particulares, das quais a maioria adere o vestibular e algumas aderem ao Prouni (programa universidade para todos), que seria uma oportunidade para aqueles que não teriam condições de pagar por uma universidade privadas e depois explicamos o ingresso nas universidades públicas com a inscrição pelo Sisu, no qual eles se inscreveriam no curso e instituição que desejassem.



Depois de toda a explicação dada sobre o ENEM, escolhemos questões que já foram abordadas nesta prova que condiziam com o assunto que estávamos trabalhando em sala de aula, no caso A Crise de 29, onde uma das questões escolhidas para a aplicação da atividade continha cunho interpretativo, pela apresentação de texto para, já a outra tinha um caráter mais especifico, na qual eles precisariam ter o conhecimento prévio do conteúdo. Tentamos trabalhar o mesmo assunto sob diferentes perspectivas, para que os alunos pudessem perceber e entender esse fato. A atividade foi impressa em uma folha e entregue para que eles pudessem fazê-la em sala e ao final pedimos que eles colocassem a profissão que pretendiam seguir, caso tivessem duvidas, as matérias que mais gostavam. (Veja o modelo da atividades entregue)





O intuito da escolha das questões era realmente mostrar a proximidade com o assunto que estávamos estudando em sala de aula e com o cotidiano, desmistificando um pouco o conceito que eles tinham de que o Enem era uma prova extremamente difícil e que eles não conseguiriam fazer, como muitos dos alunos haviam comentado durante a apresentação.
Retratamos também nesta mesma aula como funcionava a prova do COLUNI (colégio de aplicação, da Universidade Federal de Viçosa), para ingresso no ensino médio. Apresentamos que a mesma é como o Enem realizada em dois dias sendo que no primeiro a prova é de múltipla escolha com questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia, com o número diferente de questões para cada matéria e o segundo dia as provas são discursivas onde ao invés de língua Portuguesa é feita uma redação. Com os alunos da escola Raul de Leoni escolhemos questões de múltipla escolha que novamente retrataram assuntos a respeito da crise de 29. (Veja o modelo de atividade entregue aos estudantes)Pudemos fazer comparações entre as duas provas também e percebemos que a do Coluni aborda assuntos de forma mais especifica, já no Enem temos uma forma mais interpretativa.
Percebemos que os alunos acabaram indo melhor na prova do Coluni, mesmo sendo perguntas que exigiam um conhecimento um pouco maior, mostrando que há uma dificuldade por parte deles em questões de interpretação. Tentamos por meio da aula descrita mostrar um pouquinho como funcionam as provas citadas a partir das dúvidas que foram surgindo por parte deles que tinham esse interesse em saber como eram e como funcionavam.


BIBIOGRAFIA


1-APOLINARIA, Maria Raquel. Projeto Araribá: história; Editora; 2 0.ed- São
Paulo: Moderna ,2007
   2--www.mec.gov.br, site acessado em 22,23 de Outubro, as 14:30 e as 19:00 horas
    3- www.coluni.ufv.br, site acessado em 22,23 de Outubro, as 13:00 e as 16:00 horas

Bolsista: Cristiele Oliveira




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