Às vésperas do ENEM
surgiram algumas dúvidas por parte dos alunos do 9º ano da Escola
Raul de Leoni em saber como funcionava a prova, como eles faziam para ingressar
na universidade e qual profissão seguir, pois muitos não sabiam de fato como
funcionava o exame, além dessas especulações houveram também considerações quanto a prova do COLUNI, já que alguns alunos
fariam essa prova. A partir desses questionamentos a professora e supervisora
do PIBID Fátima Freitas e eu resolvemos explicar como funcionava cada uma delas,
para que assim eles pudessem se preparar melhor para fazê-las. Tal proposta de
trabalho foi realizada em uma aula para a retirada de dúvidas, apresentação de
explicações e realização de uma pequena atividade que tinha como base o conteúdo
relacionado com a Crise de 29 em questões presentes nessas provas.
Começamos a aula
explicando como funcionava exatamente a prova do Enem. Como é dividida pelas
áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias,
que aborda assuntos como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte, além
também de Ciências da Natureza e suas tecnologias, que trata disciplinas como,
química, física e biologia, há também Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, que
trata de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais. Explicamos
que no primeiro dia é realizada a prova das áreas de Ciências da natureza e
Ciências humanas com o prazo máximo de 4:30 horas para a entrega e no segundo dia as áreas de Matemática e
suas Tecnologias e linguagens, códigos e
suas tecnologias, que teria prazo máximo de 5:30 horas, pois nesse dia também
há uma redação.
Depois falamos dos métodos de ingresso
para as Universidades, apresentando as particulares, das quais a maioria adere o
vestibular e algumas aderem ao Prouni (programa universidade para todos), que
seria uma oportunidade para aqueles que não teriam condições de pagar por uma
universidade privadas e depois explicamos o ingresso nas universidades públicas
com a inscrição pelo Sisu, no qual eles se inscreveriam no curso e instituição
que desejassem.
Depois de
toda a explicação dada sobre o ENEM, escolhemos questões que já foram abordadas
nesta prova que condiziam com o assunto que estávamos trabalhando em sala de
aula, no caso A Crise de 29, onde uma das questões escolhidas para a aplicação
da atividade continha cunho interpretativo, pela apresentação de texto para, já
a outra tinha um caráter mais especifico, na qual eles precisariam ter o
conhecimento prévio do conteúdo. Tentamos trabalhar o mesmo assunto sob
diferentes perspectivas, para que os alunos pudessem perceber e entender esse fato.
A atividade foi impressa em uma folha e entregue para que eles pudessem fazê-la
em sala e ao final pedimos que eles colocassem a profissão que pretendiam
seguir, caso tivessem duvidas, as matérias que mais gostavam. (Veja o modelo da atividades entregue)
O intuito da escolha das questões
era realmente mostrar a proximidade com o assunto que estávamos estudando em
sala de aula e com o cotidiano, desmistificando um pouco o conceito que eles
tinham de que o Enem era uma prova extremamente difícil e que eles não
conseguiriam fazer, como muitos dos alunos haviam comentado durante a
apresentação.
Retratamos também nesta mesma
aula como funcionava a prova do COLUNI (colégio de aplicação, da Universidade
Federal de Viçosa), para ingresso no ensino médio. Apresentamos que a mesma é
como o Enem realizada em dois dias sendo que no primeiro a prova é de múltipla
escolha com questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Matemática,
História e Geografia, com o número diferente de questões para cada matéria e o
segundo dia as provas são discursivas onde ao invés de língua Portuguesa é
feita uma redação. Com os alunos da escola Raul de Leoni escolhemos questões de
múltipla escolha que novamente retrataram assuntos a respeito da crise de 29.
(Veja o modelo de atividade entregue aos estudantes)Pudemos fazer comparações entre as duas provas também e percebemos que a do
Coluni aborda assuntos de forma mais especifica, já no Enem temos uma forma mais
interpretativa.
Percebemos que os alunos acabaram
indo melhor na prova do Coluni, mesmo sendo perguntas que exigiam um
conhecimento um pouco maior, mostrando que há uma dificuldade por parte deles em
questões de interpretação. Tentamos por meio da aula descrita mostrar um
pouquinho como funcionam as provas citadas a partir das dúvidas que foram
surgindo por parte deles que tinham esse interesse em saber como eram e como
funcionavam.
BIBIOGRAFIA
1-APOLINARIA, Maria Raquel. Projeto Araribá: história; Editora; 2 0.ed-
São
Paulo: Moderna ,2007
2--www.mec.gov.br, site acessado em 22,23 de Outubro, as 14:30 e
as 19:00 horas
3- www.coluni.ufv.br, site acessado em 22,23
de Outubro, as 13:00 e as 16:00 horas
Bolsista: Cristiele Oliveira
Bolsista: Cristiele Oliveira
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