segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Realização de atividades sobre o tema da Consciência Negra



Durante o mês de novembro foram realizadas atividades relativas ao tema da Consciência Negra sob a supervisão do professor Mauro na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins com a turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
A realização de atividades sobre Consciência Negra tinha como objetivo desenvolver nos alunos um senso de critica acerca do era a manifestação desse dia e como era a construção do negro dentro da sociedade. Muito mais do que privilegiar a visão do negro como vitima do processo de exploração o objetivo era desconstruir essa visão e demonstrar o papel do negro na sociedade como sujeito da própria história.
A atividade consistiu em duas aulas de tempo regular que seriam executadas para confecção de trabalho para exposição no dia da culminância do projeto desenvolvido juntamente com o PIBID da Geografia, intitulado “Zelando e Revivendo a cultura afro brasileira”, o qual foiapresentado no dia 19 de novembro. A atividade proposta aos estudantes contou com a música da cantora Sandra de Sá - Olhos Coloridos. A música pode ser abordada em métodos de pesquisa, por se pensar dela diferente registro. Assim compreende-se alguns processos de construção do conhecimento Histórico e métodos de investigação. O trabalho com fontes propõe um trabalho menos expositivo e mais participativo. Nesse sentido contribui para a aproximação da disciplina que no caso a história com a realidade dos alunos ou com suas interpretações de mundo.
A atividade foi apresentada como proposta de dinamizar o ensino e inseri-los numa perspectiva mais diferenciada utilizando da música apresentada a qual tem influencia do Blues, gênero musical que se desenvolveu nos EUA após a Guerra Civil e tinha como representantes interpretes da cultura afro descendente, além da análise da música foi passado um texto suporte para a interpretação da mesma a letra da canção, a partir disso os alunos através da observação da letra deveriam ressaltar as palavras que demonstravam implícitos traços da cultura negra e possíveis criticas a sociedade. Como nos trechos: “A verdade é que você/(Todo brasileiro tem!)/ Tem sangue crioulo/Tem cabelo duro/Sarará, sarará/Sarará, sarará/ Sarará crioulo...” o aluno deveria ser capaz de compreender a partir desse trecho a critica do autor ao racismo e sua defesa de que o brasileiro formou-se do processo de miscigenação. Segue abaixo a letra e o texto que foram utilizados como suporte:

Olhos Coloridos

Sandra de Sá

Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...
Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...
Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...
A verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
Sarará crioulo
Sarará crioulo...(2x) Repete a música.

A influência do Blues como representação da cultura negra

O Blues surge nos EUA com a representação da realidade negra nas plantações de algodão nas regiões ao sul. Era um meio musical para expressar a realidade sofrida, era em geral melancólica e triste. Porém o gênero só ficou conhecido após um período de Guerra Civil dos EUA no final do século XIX. Lembremos que esse gênero musical é tipicamente negro, mas mescla-se com a cultura americana no decorrer da evolução do Blues em todo o mundo.
O blues foi modificado com o passar dos tempos, tendo influenciado outras vertentes como o soul, rock entre outras. Podemos considerar que desde o nascimento do Blues é adaptado e surgem essas vertentes em ritmos mais acelerados, que representassem a realidade ainda de forma melancólica, mas também trabalhando diversos temas para além da questão do sofrimento e da dor como o amor, a cultura e hábitos em geral. Citando exemplos brasileiros de influência do Blues mais moderno e mesclado com outras influencias nacionais, o compositor Celso Blues Boy, TIM Maia e a música da Sandra de Sá- Olhos Coloridos.
Analisando a música da Sandra de Sá “Olhos Coloridos”:
A música composta por Macau na década de 1980 no Brasil faz referencia ao período da Ditadura militar em que o compositor passa por um episódio de racismo após ser preso sem razão alguma por oficiais. Após esse fato deixando claro ter sido vitima de racismo, pelas roupas que usava e seu modo de comportar levantando suspeitas ao governo Macau compõe essa música sendo uma critica direta ao modo branco de se viver. Como mesmo o autor começa a música “os meus olhos coloridos” traços tipicamente brancos e a questão do termo “Sarará” tido como mestiços de com cabelos claros geralmente ruivos; mas há também autores que interpretem esse termo como típico do cabelo mestiço. Falando da critica direta ao governo, pela intolerância com o povo ele diz “ Você ri da minha pele, Cê ri do meu cabelo, Cê ri da minha roupa,”. E na afirmação que resume a temática da música” mas a verdade é que você ( todo brasileiro tem) sangue crioulo, tem cabelo duro.” 


O interesse central para o trabalho dessa música foi a avaliação por mim e pelos alunos da percepção da música como documento histórico analisando questões como o pensamento do autor, posicionamento político, visão de mundo, como foi feita, o significado para época, persistências ao longo do tempo. Essas questões seriam centrais para sua analise. Nesse sentido foi proposto durante o trabalho que houvesse uma discussão da bolsista com os alunos apontando temáticas para análise e interpretação da música.
A atividade decorreu com a participação dos alunos que demonstraram durante todo o momento curiosidade e entusiasmo. Acredito que pelo ritmo acelerado da música e a letra não muito complexa produziram uma maior aproximação dos alunos com a temática abordada.
Logo, finalizamos a atividade que foi realizada em sala de aula com o objetivo de trabalhar a música como representação da cultura afro descendente; apresentada na culminância do projeto que aconteceu no final do mês de novembro.





Bolsista: Ariella Moreira



Referencias Bibliográficas:
___. AMARAL, Maria Cecília; BORJA, Wagner Cafagni. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.7, n. 13, 1986-1987.
ABDU, Kátia Maria. Registro e representações do cotidiano: A música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 14 jul de 2013.
Site da USP que analisa a música no ensino: http://www.usp.br/agen/?p=66775





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