Durante o mês de
novembro foram realizadas atividades relativas ao tema da Consciência Negra sob
a supervisão do professor Mauro na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins com a
turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
A realização de
atividades sobre Consciência Negra tinha como objetivo desenvolver nos alunos
um senso de critica acerca do era a manifestação desse dia e como era a
construção do negro dentro da sociedade. Muito mais do que privilegiar a visão
do negro como vitima do processo de exploração o objetivo era desconstruir essa
visão e demonstrar o papel do negro na sociedade como sujeito da própria
história.
A atividade consistiu
em duas aulas de tempo regular que seriam executadas para confecção de trabalho
para exposição no dia da culminância do projeto desenvolvido juntamente com o
PIBID da Geografia, intitulado “Zelando e Revivendo a cultura afro brasileira”,
o qual foiapresentado no dia 19 de novembro. A atividade proposta aos
estudantes contou com a música da cantora Sandra de Sá - Olhos Coloridos. A
música pode ser abordada em métodos de pesquisa, por se pensar dela diferente
registro. Assim compreende-se alguns processos de construção do conhecimento
Histórico e métodos de investigação. O trabalho com fontes propõe um trabalho
menos expositivo e mais participativo. Nesse sentido contribui para a
aproximação da disciplina que no caso a história com a realidade dos alunos ou
com suas interpretações de mundo.
A atividade foi
apresentada como proposta de dinamizar o ensino e inseri-los numa perspectiva
mais diferenciada utilizando da música apresentada a qual tem influencia do Blues,
gênero musical que se desenvolveu nos EUA após a Guerra Civil e tinha como
representantes interpretes da cultura afro descendente, além da análise da
música foi passado um texto suporte para a interpretação da mesma a letra da
canção, a partir disso os alunos através da observação da letra deveriam
ressaltar as palavras que demonstravam implícitos traços da cultura negra e
possíveis criticas a sociedade. Como nos trechos: “A verdade é que você/(Todo brasileiro tem!)/ Tem sangue
crioulo/Tem cabelo duro/Sarará, sarará/Sarará, sarará/ Sarará crioulo...” o aluno
deveria ser capaz de compreender a partir desse trecho a critica do autor ao
racismo e sua defesa de que o brasileiro formou-se do processo de miscigenação.
Segue abaixo a letra e o texto que foram utilizados como suporte:
Olhos Coloridos
Sandra de Sá
Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir...
Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...
Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...
A verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
Sarará crioulo
Sarará crioulo...(2x) Repete a música.
Sarará crioulo...(2x) Repete a música.
A
influência do Blues como representação da cultura negra
O Blues surge nos EUA
com a representação da realidade negra nas plantações de algodão nas regiões ao
sul. Era um meio musical para expressar a realidade sofrida, era em geral
melancólica e triste. Porém o gênero só ficou conhecido após um período de
Guerra Civil dos EUA no final do século XIX. Lembremos que esse gênero musical
é tipicamente negro, mas mescla-se com a cultura americana no decorrer da
evolução do Blues em todo o mundo.
O blues foi modificado
com o passar dos tempos, tendo influenciado outras vertentes como o soul, rock
entre outras. Podemos considerar que desde o nascimento do Blues é adaptado e
surgem essas vertentes em ritmos mais acelerados, que representassem a
realidade ainda de forma melancólica, mas também trabalhando diversos temas
para além da questão do sofrimento e da dor como o amor, a cultura e hábitos em
geral. Citando exemplos brasileiros de influência do Blues mais moderno e
mesclado com outras influencias nacionais, o compositor Celso Blues Boy, TIM
Maia e a música da Sandra de Sá- Olhos Coloridos.
Analisando
a música da Sandra de Sá “Olhos Coloridos”:
A música composta por
Macau na década de 1980 no Brasil faz referencia ao período da Ditadura militar
em que o compositor passa por um episódio de racismo após ser preso sem razão
alguma por oficiais. Após esse fato deixando claro ter sido vitima de racismo,
pelas roupas que usava e seu modo de comportar levantando suspeitas ao governo
Macau compõe essa música sendo uma critica direta ao modo branco de se viver.
Como mesmo o autor começa a música “os meus olhos coloridos” traços tipicamente
brancos e a questão do termo “Sarará” tido como mestiços de com cabelos claros
geralmente ruivos; mas há também autores que interpretem esse termo como típico
do cabelo mestiço. Falando da critica direta ao governo, pela intolerância com
o povo ele diz “ Você ri da minha pele, Cê ri do meu cabelo, Cê ri da minha
roupa,”. E na afirmação que resume a temática da música” mas a verdade é que
você ( todo brasileiro tem) sangue crioulo, tem cabelo duro.”
O interesse central para o trabalho dessa
música foi a avaliação por mim e pelos alunos da percepção da música como
documento histórico analisando questões como o pensamento do autor,
posicionamento político, visão de mundo, como foi feita, o significado para
época, persistências ao longo do tempo. Essas questões seriam centrais para sua
analise. Nesse sentido foi proposto durante o trabalho que houvesse uma
discussão da bolsista com os alunos apontando temáticas para análise e
interpretação da música.
A atividade decorreu
com a participação dos alunos que demonstraram durante todo o momento
curiosidade e entusiasmo. Acredito que pelo ritmo acelerado da música e a letra
não muito complexa produziram uma maior aproximação dos alunos com a temática
abordada.
Logo, finalizamos a
atividade que foi realizada em sala de aula com o objetivo de trabalhar a
música como representação da cultura afro descendente; apresentada na
culminância do projeto que aconteceu no final do mês de novembro.
Bolsista: Ariella Moreira
Referencias Bibliográficas:
___. AMARAL, Maria Cecília; BORJA,
Wagner Cafagni. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de História. Revista Brasileira de História, São
Paulo, v.7, n. 13, 1986-1987.
ABDU, Kátia Maria. Registro e representações do cotidiano: A
música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, vol.
25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005. Disponível em:
<http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 14 jul de 2013.
Site da USP que analisa a música no ensino: http://www.usp.br/agen/?p=66775
Sobre o dia da consciência negra:http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm
Adorei a ideia colocada em prática. Parabéns a todos!
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