Uma das propostas da
Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins” para o mês de novembro foi a
preparação de um projeto, a ser desenvolvido com os alunos do 4º período do EJA (Educação de
Jovens e Adultos) sobre o dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de
novembro.
Sob a supervisão dos
professores Mauro e Rondineli foram preparadas aulas nas quais nós bolsistas,
Aline Campos e Isabella Ciríaco, procuramos trabalhar como as “personalidades
negras” que aparecem no cenário da história e mesmo nos dias atuais, cuja proposta
final era a montagem de um painel por parte dos alunos, que viria a ser exposto
na escola para o dia da culminância do projeto. O objetivo da atividade era
refletir sobre as “personalidades negras” que tiveram destaque em nossa
história, tendo em vista a inserção social desse grupo na atualidade. Nesse
sentido, a pesquisa sobre as “personalidades negras” e a confecção do painel
teve como foco destacar que os negros são construtores de sua própria história
e tem papel ativo na sociedade.
Ao longo de três aulas,
foram expostas biografias de diferentes personalidades, a começar por Zumbi dos
Palmares, visto que, a data da Consciência Negra foi definida no dia 20 de
novembro por causa de sua morte. O espirito guerreiro que é representado pela
figura de Zumbi dos Palmares, bem como de luta pelos ideias e pela liberdade do
povo escravo, foram aspectos destacados durante a leitura da biografia
(retirada do site do Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm)
Imagem
disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm>
Acesso em: 25 de novembro de 2013.
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Outras personalidades como Chica da Silva, que chama atenção por sua
ascensão em meio a uma sociedade onde mulheres e negros não tinham vez, ou no
caso dos dias atuais onde ganham destaque as figuras do ministro Joaquim
Barbosa e do Presidente norte-americano Barack Obama, os quais obtiveram suas
biografias trabalhadas na turma do 4º ano do EJA, na qual os alunos também
fizeram em casa uma pesquisa sobre algumas personalidades que ganharam destaque
no cenário nacional ou mundial.
Após os estudos das biografias, e das discussões em sala
de aula, a próxima etapa do trabalho consistiu na confecção de um painel, no
qual, os alunos deveriam selecionar algumas personalidades negras de destaque
para expor no dia da culminância do projeto, juntamente com toda a Escola.
Foram utilizados como
material de suporte: painel de papel pardo, impressões das imagens das
personalidades, pincel, cola e durex colorido.
As atividades contaram com a participação dos alunos, que
se empenharam nas discussões sobre o assunto, com interesse na história e nos
temas atuais, contribuindo para o pensar a condição atual do negro na
sociedade, bem como formular questões como: Será que houve uma melhora ou o
preconceito ainda impera? Essas personalidades são a regra ou a exceção para
demonstrar a participação do negro na sociedade?
Ainda os assuntos
atuais, relativos a política de cotas nas Universidades públicas, bem como a
proposta de cotas para o ingresso no serviço público, como também a discussão
sobre o engajamento político dos mesmos, principalmente no que diz respeito à
sociedade brasileira, foram demandas por parte dos debates empreendidos em sala
de aula.
Diante da confecção do mural, os
alunos puderam perceber que os negros foram sujeitos ativos na sociedade, com
intuito que seus direitos fossem reconhecidos pela mesma. Hoje em dia, várias
pessoas negras têm funções de destaque na sociedade, exemplo as “personalidades
negras” analisadas pela turma do EJA.
Contudo,
como discutido com alunos durante os encontros, ainda é perceptível às
discriminações que boa parte desse grupo ainda sofre. Porém, isso não é um
fator como a própria história já demonstrou, de aceitar o que é imposto e sim
lutarmos para uma sociedade que aceite todas as diferenças. Nesse sentido, a
discussão não se baseou somente nos negros, mais em todos os grupos
minoritários que buscam pelo reconhecimento e garantia de seus direitos, ou
seja, em busca de uma sociedade mais igualitária que ofereça oportunidades para
todos.
Referencias:
BIOGRAFIAS. Disponível
em: <http://www.bing.com/search?FORM=UP21DF&PC=UP21&q=brasil+escola+hist%C3%B3ria>
Acesso em: 25 de novembro.
MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil (entrevista). Instituto de Estudos Avançados da
Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000100005&script=sci_arttext>
Acesso em: 26 de novembro de 2013.
Bolsistas: Aline Campos e Isabella Ciríaco
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