No dia 20 de Novembro é
comemorado em todo Brasil o dia da Consciência Negra através de marchas, festas
e principalmente com debates acerca da luta contra o preconceito racial nos
dias de hoje. Sendo assim, na Escola Estadual Raul de Leoni, juntamente com a
professora Fátima decidimos trabalhar esse tema com os alunos do primeiro ano
do Ensino Médio na turma 106 para que eles percebam a
importância de entender e respeitar o direito dos negros e sua luta contínua
mesmos em dias atuais.
Como metodologia,
utilizamos uma dinâmica pelo fato de ser uma maneira mais descontraída de aprender,
querendo assim que houvesse a participação de todos da turma. A aula foi
pensada em dois momentos: no primeiro haveria uma aula expositiva onde
apresentaríamos para os alunos como esse dia foi consagrado, quem foi Zumbi de
Palmares e a importância desse debate em culturas que trazem o preconceito
arraigado em suas práticas. No segundo momento aconteceria a dinâmica de forma
bem simples, mas que propiciaria a discussão com os alunos.
O Dia da Consciência
Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de Novembro e tem como principal objetivo
propiciar uma reflexão sobre a inclusão e os direitos dos negros na sociedade
brasileira, valorizando suas comidas típicas, sua música e toda a cultura negra
e africana. Esse dia foi escolhido como forma de homenagear Zumbi de Palmares,
na data de sua morte, quando lutava pela liberdade de seu povo em 1695 no
Brasil.
No Brasil Colonial, Zumbi
lutou contra a escravidão à que a raça negra era submetida. Os quilombos por
ele liderados faziam resistência ao sistema escravista e defendiam a
preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou bravamente contra a
abolição da escravidão, que na forma oficial só ocorreu em 1888, quando já
havia passado 193 anos de sua morte. Seu nome é lembrado em marchas e
associações que lutam e defendem os direitos dos negros.
Após
discutir essas questões partimos para o segundo momento da aula que seria a
execução da dinâmica. Confeccionamos pares de fichas de forma que em uma
continha o nome da personalidade negra marcante e em outra as características
dessa mesma personalidade. Escolhemos pessoas com os mais variados tipos de
empregos e características: atores, jogadores, escritores, políticos, cantores,
esportistas e entre eles Zumbi de Palmares.
O objetivo de escolha
dessa dinâmica específica foi desconstruir um pensamento que ainda se encontra
presente em muitas pessoas de que as pessoas negras não são capazes de
representar a sociedade. É importante destacar que os negros ainda são minoria
em cargos importantes e privilegiados, mas para, além disso, buscamos através
de uma maneira bem simplista mostrar que não há diferença entre as pessoas quando
se trata de cor ou raça e que é fundamental a superação efetiva do racismo, que
muitas vezes se encontra presente.
Para o desenvolvimento
da dinâmica cada aluno pegava uma das fichas que estavam dobradas em uma
caixinha e quando todos eles já estavam com uma ficha em mãos era a hora de
começar. Os alunos que tirassem as fichas que continham as características iam
à frente da turma e lia em voz alta para que aquele que estava com o nome
correspondente se manifestasse. Assim foi feito sucessivamente até que cada
aluno achasse quem estava com a ficha que complementava a sua. Após cada
associação de nome e características fazíamos uma pausa na dinâmica para
comentarmos porque aquela pessoa era considerada uma personalidade reconhecida
e a opinião dos alunos sobre ela.
Como forma de melhor
compreender a dinâmica segue um exemplo de como ela funciona. Um aluno que
possuía uma ficha de características lia para toda a turma: “Foi um cantor, guitarrista e compositor
jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por
popularizar o gênero. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos
pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas
ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade
e amor universal ao mundo. Sua música foi fortemente influenciada pelas
questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que o
considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica”. Através
dessa descrição os alunos logo descobriram que nesse caso se tratava de Bob
Marley e assim a dinâmica ia ocorrendo sucessivamente.
Os alunos consideraram
a dinâmica interessante por se parecer com uma “brincadeira” e que através
desta conseguiram pensar o Dia da Consciência Negra de uma maneira diferente. A
experiência também foi positiva para nós que a preparamos por nos fazer pensar
que novas metodologias podem ajudar a trabalhar melhor em sala de aula. A turma
em que essa dinâmica foi aplicada é muito agitada e é interessante direcionar
essa toda essa energia em atividades que exijam pensamentos rápidos e que fuja
um pouco da tradicional leitura e escrita.
Bob
Marley. Imagem disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=bob+marley+fotos&espv=210&es_sm=93&
|
Zumbi de
Palmares. Imagem disponível em:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-LuG0Cx2OxEY
|
Referências
Bibliográficas:
Biografia Bob Marley. Disponível em: http://rapgenius.com/Oriente-ideologia-lyrics#note-2343126.
COTRIM, Gilberto.
História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva,
2005. Volume único.
SANTANA, Karla Cristina Eiterer. Por trás das paliçadas de Palmares: uma reescritura
da história de Zumbi. Disponível em: http://www.ufjf.br/darandina/files/2012/09/Por-tr%C3%A1s-das-pali%C3%A7adas-de-Palmares-Artigo-de-Comunica%C3%A7%C3%A3o-do-Simp%C3%B3sio.pdf.
http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/personalidades-negras
Bolsista: Laís Maia
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