terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Refletindo sobre o governo democrático brasileiro através do uso de charges



Diante da apresentação do professor Mauro Renê Salgado sobre a civilização Grega na turma 603 (quinta série), da Escola Municipal "Ministro Edmundo Lins" foi pensada uma atividade que teve como foco discutir sobre a origem do sistema democrático e quais são as suas implicação nos Estados atuais. O objetivo da atividade era pontuar quais os pressupostos para a existência de um Estado democrático, tendo como exemplo, o Brasil. Nesse sentido, era proposto que fosse refletido se os princípios da democracia são realizados na prática, como a soberania do povo, buscando demonstrar quais os meios que podemos usar para o exercício da cidadania. Como base nessa discussão, foram apresentadas charges que fazem críticas ao sistema democrático e enfatizam a necessidade de mudanças em alguns setores, como saúde, educação e igualdade social.
A palavra democracia se origina do grego (do grego demos, "povo", e kratos, "autoridade") tendo em vista a participação dos cidadãos nas decisões políticas da cidade. A democracia grega iniciou na cidade de Atenas, sendo que as reuniões eram realizadas em assembleias públicas, contudo, nem todas as pessoas eram consideradas cidadãos, sendo excluídos mulheres, crianças, escravos e estrangeiros. Esse pressuposto no qual somente algumas pessoas eram consideradas cidadãos foi enfatizado na discussão, com intuito dos alunos compreenderem a transformação dos princípios de um sistema democrático grego pelo que é vigente hoje. Ou seja, a democracia atual é considerada um “governo do povo”, em que todas as decisões políticas são realizadas pelos mesmos com intuito de uma sociedade mais justa.
O início da discussão sobre democracia enfatizou os princípios desse sistema político na Grécia, a fim de demonstrar como era organizada e destacar as diferenças com o os governos democráticos vigentes, entretanto, não no sentido de fazer julgamento e sim pensando no espaço e tempo que foi constituído. A partir dessa apresentação, os alunos foram questionados sobre o que seria um governo democrático e quais são os direitos e dever do povo ao participar da vida política. No entanto, eram poucos alunos que tinham alguma ideia da organização desse sistema, diante disso, foi apresentado o seu significado com intuito de refletir a sua efetivação na política brasileira.

De acordo com dicionário Aurélio democracia significa: Governo do povo. / Regime político que se funda na soberania popular, na liberdade eleitoral, na divisão de poderes e no controle da autoridade. Ou seja, um governo em que o povo é ativo na vida política do Estado com objetivo de constituir uma sociedade mais justa e benéfica para todos os cidadãos, tendo em vista o direito a saúde, educação, lazer, segurança, trabalho. No Brasil, a democracia é representativa, na qual, através das eleições elegemos políticos para nos representar e tomar decisões em busca do bem da coletividade.

Sendo assim, os alunos foram estimulados a pensar se os princípios da democracia estão sendo realizados, a partir disso muitos apontaram vários fatores que nos fazem pensar sobre os problemas vigentes na política brasileira e quais os meios que podemos utilizar para reverter essa situação. Foram apresentadas charges como suporte aos alunos, para que estes refletissem e construíssem a sua visão crítica em relação à democracia no Brasil, abaixo algumas das charges analisadas na aula: 

 

A partir da análise das charges os alunos apontaram problemas encontrados no governo brasileiro que se contrapõe a ideia de democracia plena, entre eles, corrupção, violência e problemas presentes em setores de primeira necessidade como a saúde e educação. Assim, percebemos a necessidade de exigir dos nossos governantes mais comprometimento ao administrar o Estado, tendo em vista a busca pelo um país mais igualitário em todos os aspectos.
Diante disso, os alunos fizeram uma redação tendo como ponto de análise a reflexão sobre a democracia no Brasil, quais os meios de exercício da nossa cidadania, como votar, fazer manifestações e comparecer em reuniões políticas (exemplo, reunião nas Câmaras municipais). A atividade se concretizou em uma aula de 50 minutos e foi satisfatória à medida que os alunos perceberam a importância de discutimos sobre política para buscarmos um país melhor, tendo em vista, que eles serão os futuros eleitores e assim podem interferir na organização política do país.

 

 

Referências bibliográficas
BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império Romano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
Significado de democracia. Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com. Acesso em 22 de novembro de 2013.

 

 Bolsista: Aline Campos

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário