Diante da apresentação do professor Mauro Renê Salgado sobre a
civilização Grega na turma 603 (quinta série), da Escola Municipal "Ministro Edmundo Lins" foi pensada uma atividade que
teve como foco discutir sobre a origem do sistema democrático e quais são as
suas implicação nos Estados atuais. O objetivo da atividade era pontuar quais
os pressupostos para a existência de um Estado democrático, tendo como exemplo,
o Brasil. Nesse sentido, era proposto que fosse refletido se os princípios da
democracia são realizados na prática, como a soberania do povo, buscando demonstrar
quais os meios que podemos usar para o exercício da cidadania. Como base nessa
discussão, foram apresentadas charges que fazem críticas ao sistema democrático
e enfatizam a necessidade de mudanças em alguns setores, como saúde, educação e
igualdade social.
A palavra democracia se origina do grego (do
grego demos, "povo", e kratos, "autoridade") tendo em vista
a participação dos cidadãos nas decisões políticas da cidade. A democracia
grega iniciou na cidade de Atenas, sendo que as reuniões eram realizadas em assembleias
públicas, contudo, nem todas as pessoas eram consideradas cidadãos, sendo
excluídos mulheres, crianças, escravos e estrangeiros. Esse pressuposto no qual
somente algumas pessoas eram consideradas cidadãos foi enfatizado na discussão,
com intuito dos alunos compreenderem a transformação dos princípios de um
sistema democrático grego pelo que é vigente hoje. Ou seja, a democracia atual
é considerada um “governo do povo”, em que todas as decisões políticas são
realizadas pelos mesmos com intuito de uma sociedade mais justa.
O início da discussão sobre democracia enfatizou os
princípios desse sistema político na Grécia, a fim de demonstrar como era
organizada e destacar as diferenças com o os governos democráticos vigentes,
entretanto, não no sentido de fazer julgamento e sim pensando no espaço e tempo
que foi constituído. A partir dessa apresentação, os alunos foram questionados
sobre o que seria um governo democrático e quais são os direitos e dever do
povo ao participar da vida política. No entanto, eram poucos alunos que tinham
alguma ideia da organização desse sistema, diante disso, foi apresentado o seu
significado com intuito de refletir a sua efetivação na política brasileira.
De acordo com
dicionário Aurélio democracia significa: Governo do
povo. / Regime político que se funda na soberania popular, na liberdade
eleitoral, na divisão de poderes e no controle da autoridade. Ou seja, um
governo em que o povo é ativo na vida política do Estado com objetivo de
constituir uma sociedade mais justa e benéfica para todos os cidadãos, tendo em
vista o direito a saúde, educação, lazer, segurança, trabalho. No Brasil, a
democracia é representativa, na qual, através das eleições elegemos políticos
para nos representar e tomar decisões em busca do bem da coletividade.
Sendo assim, os alunos foram
estimulados a pensar se os princípios da democracia estão sendo realizados, a
partir disso muitos apontaram vários fatores que nos fazem pensar sobre os
problemas vigentes na política brasileira e quais os meios que podemos utilizar
para reverter essa situação. Foram apresentadas charges como suporte aos alunos,
para que estes refletissem e construíssem a sua visão crítica em relação à
democracia no Brasil, abaixo algumas das charges analisadas na aula:
A partir da análise das charges os alunos apontaram problemas
encontrados no governo brasileiro que se contrapõe a ideia de democracia plena,
entre eles, corrupção, violência e problemas presentes em setores de primeira
necessidade como a saúde e educação. Assim, percebemos a necessidade de exigir dos
nossos governantes mais comprometimento ao administrar o Estado, tendo em vista
a busca pelo um país mais igualitário em todos os aspectos.
Diante
disso, os alunos fizeram uma redação tendo como ponto de análise a reflexão
sobre a democracia no Brasil, quais os meios de exercício da nossa cidadania, como
votar, fazer manifestações e comparecer em reuniões políticas (exemplo, reunião
nas Câmaras municipais). A atividade se concretizou em uma aula de 50 minutos e
foi satisfatória à medida que os alunos perceberam a importância de discutimos
sobre política para buscarmos um país melhor, tendo em vista, que eles serão os
futuros eleitores e assim podem interferir na organização política do país.
Referências bibliográficas
BRAICK,
Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História:
das cavernas ao terceiro milênio-Dos primeiros seres humanos á queda do Império
Romano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BITTENCOURT,
Circe Maria Fernandes. Ensino de
História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
Significado de democracia. Disponível em:
http://www.dicionariodoaurelio.com. Acesso em 22 de novembro de 2013.
Bolsista: Aline Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário