quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Trabalhando as revoltas no contexto da primeira república



Os alunos do 90 ano da Escola Raul de Leoni estudaram as revoltas que aconteceram no Brasil durante a republica velha, abordando tanto as revoltas que aconteceram fora das cidades, quanto as que aconteceram dentro delas, considerando também do cangaço enquanto movimento de reivindicação social.
O conteúdo foi trabalhado em três aulas. Na primeira foi apresentado o contexto em que o Brasil vivia durante as revoltas e a grande instabilidade que se abatia neste devido ao fato da população não saber o que acontecia no país, a existência do descaso do governo com diversas regiões que eram esquecidas pelo governo federal. A partir disso foi explicado como se deu a revolta de canudos, que ocorreu fora da cidade, mais precisamente em uma aldeia no estado da Bahia e tomou grandes dimensões na época, depois abordamos uma revolta urbana, no caso a da vacina, que veio culminada com significativas mudanças para o Rio de Janeiro, local onde ocorreu e depois abordamos o movimento do cangaço, dando um pouco de ênfase a uma história local, pois foi retratada a situação de extrema miséria que o nordeste vivia no período. Após a explicação foi passado no quadro um resumo do conteúdo, para auxiliar os estudantes no trabalho e para que pudessem também estudar para a prova.
Na segunda aula eu e a professora Fátima Freitas dividimos os alunos em grupos e isso foi feito através de um sorteio, para que os alunos pudessem interagir melhor com outros colegas com os quais eles tivessem menos contato e para que aprendessem a trabalhar em grupo com pessoas com ideias diferentes, assim a turma foi dividida em três grupos dos quais cada um ficou responsável por um dos tipos de revolta da República Velha, Canudos, Revolta da Vacina e Cangaço, os quais foram distribuídos por meio de sorteio. Foi proposto aos alunos que levassem para a escola gravuras, mapas ou até algum conteúdo que achassem interessante para complementar o trabalho. Os trabalhos foram feitos na cartolina, com auxílio de lápis de cor, giz de cera, cola. Para iniciar o trabalho os alunos tiveram que montar uma síntese do conteúdo dado em sala de aula abordando os principais temas, onde poderiam colocar imagens, mapas e o que mais eles achassem interessante, a partir disso montariam o trabalho na cartolina, de forma livre, a partir do qual cada grupo faria do jeito que achasse melhor, nessa segunda parte do trabalho era objetivo que os estudantes demonstrassem o que os alunos tinham compreendido daquilo que foi explicado em sala de aula, com uma maior autonomia para que cada grupo montasse o seu trabalho.
Trabalho realizado pelos alunos do 90 ano da escola Raul de Leoni
 
Revoltas que ocorreram na república velha

Na terceira e última aula cada grupo tinha que explicar como foi feito o trabalho, que tipo de gravura foi utilizado, os tópicos que eles abordaram, o que acharam de mais interessante, e o que esses movimentos reivindicavam. O trabalho tinha por objetivo explorar o censo critico dos alunos ao montarem as apresentações dos temas, pois eles estavam livres dentro da temática apresentada para escolherem o que consideravam mais importante para abordar dentro do cartaz, além claro do conhecimento que tiveram em relação ao tema  e a interação em trabalhar em grupo com formações pré estabelecidas.
 O trabalho permitiu aos alunos um maior conhecimento sobre a Historia do Brasil , pois muitos deles não sabiam que as revoltas estudadas haviam acontecido e quais foram suas repercussões na nossa sociedade, as quais muitas vezes refletem no nosso dia a dia. Houve também a participação de um grande numero de alunos, pois como a separação dos grupos ocorreu por sorteio, evitou-se a formação de grupos que ficassem dispersos ou que uma só pessoa do grupo fizesse todo o trabalho. Com isso estimulou-se também na atividade uma maior conhecimento da republica velha, com enfoque nas revoltas, associada a interação do grupo e o desenvolvimento critico, pois eles eram responsáveis por escolher o que era melhor para se colocar no trabalho.

BIBLIOGRAFIA
1-QUEIROZ, Maria Isaura P. de. O Messianismo no Brasil e no Mundo.  
Editora Alfa- Ômega, São Paulo ,1977.
2- APOLINARIA, Maria Raquel. Projeto Araribá: história; Editora; 2 0.ed- São
Paulo: Moderna ,2007
3- SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. S. Paulo: Scipione, 1993




 Bolsista: Cristiele Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário